Jacqueline Guerreiro - Professora e Educadora Ambiental

MINI CURRICULO: Professora há 32 anos, Educadora Ambiental, Bacharelado e Licenciatura em História (UFRJ), Especialista em Educação Continuada e à Distância (Cátedra Unesco de Educação à Distância - UNB), Especialista em Meio Ambiente (ISER). Integrou a equipe de Formadores do Processo Formativo em Escolas Sustentáveis da Universidade Federal de Ouro Preto. Integrou a equipe de Formadores do Rio de Janeiro do Programa Vamos Mudar o Brasil com as Escolas. Integrou a equipe de professores no curso de Gestão Ambiental do Programa A Vez do Mestre (Universidade Cândido Mendes). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Escolas Sustentáveis e Agenda 21 Escolar. É Consultora na área de Meio Ambiente, Educação Ambiental, Sustentabilidade e Desenvolvimento Local. Atua há cerca de 20 anos em redes sociais, notadamente na criação, facilitação e moderação de redes de educação ambiental, como Rede Brasileira de Educação Ambiental, Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro e Rede de Educação Ambiental e Políticas Públicas.

Atualmente atua no campo da construção participativa de políticas públicas de educação ambiental, tendo sido Coordenadora Executiva na construção do Programa Estadual de Educação Ambiental do RJ e Consultora Pedagógica na construção do Programa Municipal de Educação Ambiental do Rio de Janeiro. Atuou como Conselheira na Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 do Ministério do Meio Ambiente e no Conselho Estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, integra o Grupo Interestadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro, coordenou e atualmente integra a Câmara Setorial Permanente de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro . Integra o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural do Rio de Janeiro, coordena a Câmara de Educação e Mobilização Social do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara.

Integra a Facilitação Nacional da Rede Brasileira de Educação Ambiental e a Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais. Integra a Rede Brasileira de Justiça Ambiental e o Fórum Carioca de Direitos Humanos, integra a Facilitação da Rede de Mulheres Ambientalistas da América Latina. É signatária do Tratado Internacional de Educação Ambiental, de 1992. integrou a Coordenação da Cúpula dos Povos (2012). Atualmente é uma das principais lideranças dos Diálogos Inter Redes no Estado do Rio de Janeiro, articulação política que congrega ambientalistas, educadores ambientais e lideranças comunitárias.


PALESTRAS

  • DIA: 25/10/23

TÍTULO: Histórico da Rede Brasileira de Educação Ambiental no Brasil