Submissão de Trabalhos
APRESENTAÇÃO

O Projeto Vozes vinculado ao Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (CONSID), sediado no Munícipio de Barreiras-BA, apresenta o I Congresso de Educação Ambiental do Oeste da Bahia (CONEA) que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro, de forma presencial, no Auditório Josefa Lisboa na Universidade do Estado da Bahia/UNEB – Campus IX, em Barreiras-BA.

O público-alvo do CONEA é formado por estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e estudantes da educação básica e ensino superior, movimentos sociais e demais pesquisadores interessados no tema.

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O CONEA contará com apresentação de trabalhos de caráter científico, visando disseminar as pesquisas voltadas para a Educação Ambiental no âmbito nacional, estadual e regional. Contudo, também serão aceitos trabalhos “não científicos” no âmbito dos saberes e práticas dos povos diversos da Região Oeste. Ressalta-se o enfoque para duas modalidades de trabalhos: Práticas Educativas e Pesquisas Acadêmicas.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS ATÉ DIA 20/10/2023

PRÁTICAS EDUCATIVAS

As práticas educativas se referem às ações de pessoas ou instituições que realizam educação ambiental formal (no ambiente escolar e/ou universidade), não formal (em ambiente de aprendizado diverso através de instituições não escolares), ou informal (nas relações cotidianas nas comunidades tradicionais, movimentos sociais de catadores de material reciclável, feiras livres, etc.) na Região Oeste da Bahia.

Tais trabalhos poderão ser apresentados de três formas:

  • RESUMO EXPANDIDO: Devem conter até 03 páginas incluindo Referências, se houver. Ressalta-se que as práticas educativas informais não necessitam de fundamentação teórica e devem seguir orientações do template.

  • BANNER: Impresso com medidas de 0,90X 1,20, seguir template com orientações.

  • STAND: Montagem de cenários e/ou exposições de forma autogestionada.
PESQUISAS ACADÊMICAS

As pesquisas acadêmicas resultam de investigação científica que tenha relação com a área de educação ambiental em nível de graduação (IC, PIBID, Residência Pedagógica, TCC, Projetos de Extensão, entre outras), pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), projetos de professores universitários e pesquisas desenvolvidas por professores da educação básica, tendo em vista as práticas pedagógicas alinhadas ao exercício da profissão.

Serão aceitos trabalhos escritos em Língua Portuguesa e Espanhol, nos seguintes formatos:

  • RESUMO EXPANDIDO: Devem conter até 05 páginas incluindo Referências Bibliográficas e seguir as orientações do template.

  • BANNER: Impresso com medidas de 0,90X 1,20 e seguir template com orientações.
INFORMAÇÕES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

Número de trabalhos: cada participante poderá apresentar até 02 (dois) trabalhos como autor(a) principal ou como coautor(a);

Quantidade de autores(as): cada trabalho poderá ter até 03 (três) coautores(as);

Modelo: somente serão aceitos trabalhos de acordo o template do resumo expandido e o template do banner no site do evento (arquivo do Word). Não serão aceitos arquivos com extensão *.pdf

Clique nos botões abaixo para baixar os arquivos dos templates.

Submissão de trabalhos: Os arquivos serão encaminhados exclusivamente para o site https://www.even3.com.br/i-conea-congresso-de-educacao-ambiental-vozes-do-oeste-da-bahia-383005, clique no campo “submeter trabalho” e confira os templates e normas para cada modalidade de trabalho.

Comissão Científica
Presidência da Comissão: Adriano David Monteiro de Barros/UFOB Maria Anália Macedo de Miranda/UNEB
1. Adriano David 2. Ana Maria Senac Figueroa/UFOB 3. Anatália Dejane Silva Oliveira/UFOB 4. Evanildo Santos Cardoso/UFOB 5. Fábio de Oliveira/UNEB 6. Jancileide Souza dos Santos/UFOB 7. João Mendes/UFOB
8. Marcos Antonio Vanderlei Silva/UNEB 9. Maria Anália 10. Marta Maria Silva de Faria Wanderley/UNEB 11. Paulo Roberto Baqueiro Brandão/UFOB 12. Paulo Roberto de Moura Souza Filho/UFOB 13. Rubio José Ferreira/UFOB 14. Uldérico Rios Oliveira/UNEB

O I CONEA é um chamado ao diálogo coletivo entre os homens e mulheres, os jovens e os trabalhadores, sujeitos sociais deste tempo, que tomam o destino da Região Oeste em suas mãos! Participe, se inscreva nesta história!